Consciência x Tutela

Bom dia povo de Deus!

Gente, em meio a esquemas táticos, gols, falhas e muitas vuvuzelas, estava aqui pensando sobre algumas coisas que tenho visto nos últimos dias. Vocês já perceberam que existem os crentes jabulanis? Sim, aqueles que deveriam ir para onde está Cristo direcionado pela Palavra, no entanto o líder tenta se tornar o jogador e enviá-lo para onde bem entender. Como quase sempre não dá certo, culpa-se o discípulo sem ver se este está despreparado ou ainda está em fabricação.

Irmãos, temos que ver uma coisa. Nem sempre nossos liderados estão prontos para ir onde queremos. Às vezes terminamos mandando na vida deles, “faça isso, pense assim”, e acabamos com sua capacidade de pensar e raciocinar. Viramos conselheiros tutelares e não mais líderes.

Estamos confundindo consciência com tutela. Sim, a liderança, muitas vezes tentamos aplicar uma liderança tão “agressiva” que tentamos pensar pelos discípulo, querendo ser a consciência dele. Ao tentar isso, não aceitamos a individualidade e limitações de cada um. Vejam bem, não estou dando nome aos bois, ok! Estou falando genéricamente e não especificamente, entenderam? Isso talvez não seja para você.

Irmãos, somos livres em Cristo, não estou dizendo que não devemos ter uma liderança, devemos sim, mas não devemos buscar um dono. Ao invés de implantar essa liderança tutelar cristã, devemos ensinar aos discípulos a ter uma consciência de seus atos, levá-lo a entender o livre arbítrio. E devemos ensiná-lo a entender e buscar um caráter cristão, que agrade ao Pai. Ou ainda, uma consciência como a de João Batista, que abriu o caminho para Jesus. O maior homem já nascido nessa terra, segundo o próprio Messias,  mas quando perguntado por seus discípulos disse “é necessário que eu diminua para que Ele crescça”.

Temos que buscar ensinar para nossos discípulos, que buscamos uma consciência, e não que somos jesuses e tudo que falamos é lei, afinal, Jesus mesmo não nos trouxe lei alguma.

Abramos a nossa mente e desenvolvamos essa consciência. Não temos a guarda de nossos discípulos, mas temos a oportunidade de ajudá-los a crescer em conhecimento e em caráter, cristão e secular.

Ser líder vai muito além de só falar de Deus, é ensinar a essa pessoa a pegar sua carta de alforria, não obrigá-lo a assinar dependência a nós. O bom líder ensina seu discípulo a seguir os passos de Cristo quando está no seu quarto, ou em seu escritório sozinho e não em frente ao público, onde é fácil ser de Deus.

O bom líder ensina o discípulo, educa-o e o ama. (Mas por favor, pais, a educação vem de casa e não na igreja, a igreja não tem obrigação de dar educação para seu filho. Ensinamos a ele sobre Cristo sim, mas a base educacional e de caráter vem de casa). Como um amigo pastor falava, amor vai além de sentimento, amor é atitude, pois quem ama, educa. Quem ama, puxa a orelha, quem ama, repreende.

O líder sabe que é igual ao discípulo.

Irmãos, finalizo dizendo: ao invés de exigirmos uma submissão total e absoluta, quase que tutelar, passe para seu amado discípulo uma consciência de Reino. Assim, ele percebe que necessita de uma liderança. Líder, seja alicerçado em Cristo e guiado por Tal, para que passe segurança ao discípulo. Saiba das limitações dele, pois somos seres indivuduais e nem todos conseguem fazer o que tu sonhas para a vida dele.

A liderança cristã deve de ser servidora e não coercitiva. O líder cristão serve e ensina em atitude, não impõe ou manda.

A todos um ótimo final de semana em Cristo

Diagnóstico: Cristão

Anúncios
Esse post foi publicado em Artigos e marcado , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s